Aviso de Pagamento
O Aviso de Pagamento é um recurso que o RouterBox possui através do qual o cliente poderá informar pagamentos efetuados e também previsões de pagamentos. Com isso, é possível que o cliente tenha o seu acesso liberado imediatamente após o pagamento do boleto, não necessitando aguardar o prazo de compensação do mesmo.
Para configurar este recurso, acesse o menu Empresa > Aviso de Pagamento.
A seguir, segue uma explicação detalhada de cada campo:
- Cliente pode avisar que pagou: este campo define se o cliente poderá comunicar o pagamento realizado, ou seja, com data menor ou igual a hoje. Isso indica que o boleto já foi pago.
- Antecedência máxima permitida em dias: este campo define a quantidade máxima permitida para que o usuário comunique um pagamento. Por exemplo, para um título que tenha um aviso de pagamento a ser realizado no dia 10/06, caso a antecedência máxima seja 5 dias, a menor data possível para pagamento será em 05/06.
- Cliente pode avisar que vai pagar: este campo define se o cliente poderá comunicar um pagamento futuro, ou seja, a intenção que ele terá de pagar o boleto em determinado dia. Isso indica que o boleto ainda não foi pago.
- Atraso máximo permitido em dias: este campo define a quantidade máxima permitida para que o usuário comunique um pagamento. Por exemplo, para um título que tenha um aviso de pagamento a ser realizado no dia 10/06, caso o atraso máximo seja de 10 dias, a maior data possível para pagamento será em 20/06.
- Comunicar cliente que foi desbloqueado: este campo é utilizado para os avisos de pagamento realizados através da Central do Assinante. Ele indica se os clientes que forem desbloqueados ao informar o pagamento, deverão ser avisados. Este aviso é realizado no momento que o cliente confirma o aviso, na própria tela do navegador.
- Tópico para abertura automática de atendimento quando o cliente comunicar o aviso de pagamento pela central do assinante (web ou mobile): tópico utilizado pelo sistema para abertura de um atendimento registrando o aviso de pagamento via Web ou Mobile.
- Considerar pagamentos com atraso máximo de até quantos dias: define um atraso máximo pelo qual o cliente poderá ser desbloqueado. Por exemplo, para um atraso máximo de 10 dias. Supondo que o boleto do cliente tenha vencido no dia 10. Se ele efetuar o pagamento até o dia 20, ele será desbloqueado. Se efetuar o pagamento após o dia 20, ele não será desbloqueado através desta rotina.
- Desbloquear o cliente temporariamente por quanto tempo: indica por quantos dias o sistema irá aguardar a compensação do pagamento, após o aviso do cliente. Este campo é útil principalmente para pagamentos realizados em finais de semana, ou seja, que só serão compensados no próximo dia útil. Caso o prazo estoure e o pagamento não seja identificado, o sistema bloqueará o cliente novamente de forma automática.
- Prazo extra de desbloqueio para o cliente que comunica o pagamento em atraso até o vencimento do documento: Os clientes possuem um prazo máximo de atraso, após o qual eles são bloqueados caso não tenham realizado o pagamento do boleto. Este campo define um prazo maior de atraso, quando o cliente comunica o pagamento antes do boleto vencer. É uma forma de "bonificar" o cliente com um prazo a mais, visto que ele avisou que iria atrasar o pagamento. Vejamos um exemplo:
- O campo acima está parametrizado com o valor 12.
- O boleto do cliente João vence no dia 10/07.
- No dia 15/07, caso ele não tenha realizado o pagamento, será bloqueado.
- No dia 09/07 (antes do boleto vencer) João acessa a Central do Assinante e informa que irá pagar o boleto no dia 25/07.
- O sistema registra que o cliente João não será mais bloqueado no dia 15. Ele terá 12 dias a mais de prazo. Assim, do dia 15/07 até o dia 27/07, João não será bloqueado.
- No dia 28/07, caso o pagamento do boleto ainda não tenha sido compensando, João será bloqueado automaticamente às 00h00min.
É importante salientar que o cliente só será desbloqueado no dia do pagamento. Vejamos um segundo exemplo, onde o cliente João informar o pagamento após o boleto estar vencido.
- O boleto do cliente João vence no dia 10/07.
- O campo Desbloquear o cliente temporariamente por quanto tempo foi definido com o valor 3.
- No dia 15/07, caso ele não tenha realizado o pagamento, será bloqueado.
- No dia 11/07 (após o vencimento do boleto) João acessa a Central do Assinante e informa que irá pagar o boleto no dia 25/07.
- O sistema registra que o cliente João será desbloqueado no dia 25/07 às 00h00min e ficará desbloqueado pelo prazo de 3 dias.
- No dia 15/07 o cliente João é bloqueado.
- No dia 25/07, o cliente João é desbloqueado.
- No dia 28/07, caso o pagamento do boleto ainda não tenha sido compensando, João será bloqueado automaticamente às 00h00min.
A empresa também pode definir quais clientes tem permissão de informar pagamentos. No cadastro de clientes, na aba Dados Cobrança, o campo Aviso Pagamento possui três opções:
- Tem direito: o cliente pode informar pagamentos.
- Em Alerta: o cliente pode informar pagamentos, mas já teve algum pagamento informado que não foi compensado no prazo informado por ele.
- Não tem direito: o cliente não pode informar pagamentos.
Quando o cliente informa um pagamento futuro, mas não cumpre o mesmo, a permissão para informar pagamentos é alterada automaticamente pelo sistema, de acordo com a atual. Se o cliente estiver com a permissão Tem direito', ele é alterado para Em Alerta. Se o cliente estiver com a permissão Em Alerta, ele é alterado para Não tem direito.
Quando o cliente informa que pagou um boleto, mas o sistema não identifica o pagamento no prazo informado, o cliente automaticamente é alterado para Não tem direito.
Nas movimentações financeiras dos clientes, bem como na movimentação de conta corrente, os avisos de pagamento são identificados com a cor amarela no campo Baixa.