Conciliação Bancária
Conciliação bancária é o processo através do qual os lançamentos realizados em um sistema são comparados com os lançamentos realizados pelo banco, ambos em uma mesma conta. Dessa maneira, é possível identificar erros por parte do banco e também por parte dos usuários do sistema - documentos não lançados, documentos lançados com valores incorretos, documentos lançados com datas incorretas, tarifas cobradas indevidamente, etc. - e assim garantir que todos os lançamentos realizados pelo banco foram realizados também no sistema.
Para que a conciliação bancária possa ser realizada, é necessário um extrato bancário fornecido pelo banco. Este extrato poderá ser impresso ou em arquivo. No caso de um extrato impresso, a conciliação bancária deverá ser feita de forma manual, ou seja, comparando-se cada lançamento no extrato com os lançamentos do sistema. No caso de um extrato em arquivo, a conciliação bancária poderá ser feita de forma automática. Assim, o sistema irá sugerir os documentos que podem ser conciliados, com base nos valores e datas disponíveis no extrato. Os formatos de arquivo suportados pelo RBX atualmente são: ofc e ofx.
Para que a conciliação bancária possa ser realizada de forma eficiente, é necessário configurar corretamente as contas correntes cadastradas.
Cadastro de Contas
Acesse o menu Financeiro > Cadastro > Contas e confira se todos os campos abaixo estão preenchidos.
- DV: neste campo, informe o DV (dígito verificador) das contas bancárias cadastradas. Se este campo não estiver preenchido, o sistema não conseguirá identificar a conta informada no arquivo bancário.
- Banco: neste campo, informe a qual banco pertence a conta bancária cadastrada. Se este campo não estiver preenchido, o sistema não conseguirá identificar a conta informada no arquivo bancário. Caso o seu banco não existe na lista, você deverá cadastrá-lo no menu Financeiro > Cadastros > Bancos.